A Ciência de Dados já está sendo utilizada por diversas empresas que tem o objetivo de se planejar bem em relação ao futuro, tendo como base mais do que o feeling ou a expertise, mas dados internos e externos aliados a conhecimentos científicos em áreas variadas. O resultado disso é o que toda empresa deseja: maximizar lucros, reduzir custos e aumentar a produtividade.
Tais conhecimentos e dados são combinados e estudados por cientistas de dados experientes que fazem parte da equipe Qexpert. Todas as etapas são aplicadas para garantir uma solução acurada, com precisão que só uma empresa como a nossa consegue oferecer.
A ciência de dados é importante porque combina ferramentas, métodos e tecnologia para gerar significado com base em dados. As organizações modernas são inundadas com dados; há uma proliferação de dispositivos que podem coletar e armazenar informações automaticamente. Sistemas online e portais de pagamento capturam mais dados nas áreas de comércio eletrônico, medicina, finanças e todos os outros aspectos da vida humana. Temos dados de texto, áudio, vídeo e imagem disponíveis em grandes quantidades.
A ciência de dados está revolucionando o modo como as empresas operam. Muitas empresas, independentemente do porte, precisam de uma estratégia robusta de ciência de dados para impulsionar o crescimento e manter uma vantagem competitiva. Alguns dos principais benefícios incluem:
Descobrir padrões transformadores desconhecidos
A ciência de dados permite que as empresas descubram novos padrões e relacionamentos que têm o potencial de transformar a organização. Ela pode revelar alterações de baixo custo no gerenciamento de recursos para obter o máximo impacto nas margens de lucro. Por exemplo, uma empresa de comércio eletrônico usa ciência de dados para descobrir que muitas consultas de clientes estão sendo geradas após o horário comercial. As investigações revelam que os clientes são mais propensos a comprar se receberem uma resposta imediata em vez de uma resposta no próximo dia útil. Ao implementar o atendimento ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana, a empresa aumenta sua receita em 30%.
Inovar novos produtos e soluções
A ciência de dados pode revelar falhas e problemas que, de outra forma, passariam despercebidos. Mais insights sobre decisões de compra, feedback de clientes e processos de negócios podem impulsionar a inovação em operações internas e soluções externas. Por exemplo, uma solução de pagamento online usa ciência de dados para coletar e analisar comentários de clientes sobre a empresa nas mídias sociais. A análise revela que os clientes esquecem as senhas durante os períodos de pico de compra e estão insatisfeitos com o sistema atual de recuperação de senhas. A empresa pode inovar uma solução melhor e ver um aumento significativo na satisfação do cliente.
Otimização em tempo real
É muito desafiadora para as empresas, especialmente as de grande porte, responder às mudanças nas condições em tempo real. Isso pode causar perdas significativas ou interrupções na atividade empresariais. A ciência de dados pode ajudar as empresas a prever mudanças e reagir de maneira ideal a diferentes circunstâncias. Por exemplo, uma empresa de transporte de caminhões usa ciência de dados para reduzir o tempo de inatividade quando os caminhões quebram. Elas identificam as rotas e os padrões de mudança que levam a avarias mais rápidas e ajustam as programações dos caminhões. Elas também configuram um inventário de peças de reposição comuns que precisam ser substituídas com frequência para que os caminhões possam ser reparados mais rapidamente.